terça-feira, 16 de junho de 2009

30 DICAS PARA ESCREVER BEM



Ah cerca de uma semana, durante minha aula semanal de literatura junto a turma do Projeto Pescar da Procempa, me deparei com uma interessante lista de regras que deve se seguir para escrever um bom texto, essa lista foi escrita pelo Professor João Pedro da Unicamp, e se tornou um biblia sagrada para mim sempre que vou escrever uma de minhas redações, ou mesmo fazer uma postagem simples aqui no Delirios e Loucuras, até por que se eu não escrever bem, irei perder minha lista de (2) leitores e fãs.

1.Deve evitar ao máx. a utiliz. de abrev., etc.
2.É desnecessario fazer-se empregar de um estilo de escrita demasiadamente rebuscado. Tal prática advém de esmero excessivo que raia o exibicionismo narcisistico.
3.Anule aliterações altamente abusivas.
4.não esqueça as maiúsculas no inicio das frases.
5.Evite lugares-comuns como o diabo fóge da cruz.
6.O uso de parênteses (mesmo quando for relevante) é desnecessario.
7.Estrangeirismos estão out; palavras de origem portuguesa estão in.
8.Evite o emprego de giria, mesmo que pareça nice, sacou??...então
9.Palavras de baixo calão podem transformar o seu texto numa merda.
10.Nunca generalize: generalizar é um erro em todas as situações.
11.Evite repetir a mesma palavras pois essa palavra vai ficar uma palavra repetitiva.A repetição da palavra vai fazer com que a palavra repetida desqualifique o texto onde a palavra se encontra repetida.
12.Não abuse de citações. Como costuma dizer um amigo meu: "Quem cita os outros não tem ideias próprias".
13.Frases incompletas podem causar
14.Não seja redundante, não é preciso dizer a mesma coisa de formas diferentes; isto é, basta mencionar cada argumento uma só vez, ou por outras palavras, não repita a mesma idéia varias vezes.
15.Seja mais ou menos especifico.
16.Frases com apenas uma palavra? Jamais!
17.A voz passiva deve ser evitada.
18.Utilize a pontuação corretamente o ponto e a virgula pois a frase poderá ficar sem sentido especialmente sera que ninguem mais sabe utilizar o ponto de interrogação
19.Quem precisa de perguntas retóricas?
20.Conforme recomenda a A.G.O.P, nunca utilize siglas desconhecidas.
21.Exagerar é 100 milhões de vezes pior que a moderação.
22.Evite mesóclides. Repita comigo: "mesóclises: evita-las-ei!".
23.Analogias na escrita são tão úteis quanto chifres numa galinha.
24.Não abude das exclamações!! Nunca!!!! O seu texto fica horrível!!!!!!
25.Evite frases exageradamente longas pois estas dificultam a compreensão da ideia nelas contida e, por conterem mais que uma ideia central,o que nem sempre torna o seu conteudo acessivel, forçam, desta forma, o pobre leitor a separá-la nos seus diversos componentes de forma a torna-las compreensíveis, o que não deveriaser, afinal de contas, parte do processo da laitura, hábito que devemos estimular através do uso de frases mais curtas.
26.Cuidado com a hortrografia, para não estrupar a língúa portugueza.
27.Seja incisivo e coerente, ou não.
28.Não fique escrevendo (nem falando) no gerúndio. Você vai estar deixando seu texto pobre e estar causando ambiguidade, com certeza você vai estar deixando o conteúdo esquisito, vai estar ficando com a sensação de que as coisas ainda estão acontecendo. E como você vai estar lendo esse texto, tenho certeza que você vai estar prestando atenção e vai estar repassando aos seus amigos, que vão estar entendendo e vão estar pensando em não estar falando desta maneira irritante.
29.Outra barbaridade que tu deves evitar tchê, é usar muitas expressões que acabem por denunciar a região onde tu moras!... nada de mandar esse trem... vixi... entendeu bichinho?
30.Não permita que seu texto acabe por rimar,
porque senão ninguém irá aguentar
ja que é insuportavel o mesmo final escutar,
o tempo todo sem parar.

Nenhum comentário: